AUTO ESCOLA STAR

A circulação de Motos.


Dados do Detran mostram que o número de motocicletas no Rio subiu de 83.755, em 2001, para 115.351, este ano. Não só no Rio, mas em todo país, a mesma proporção em que cresce o número de motociclistas, aumenta também a imprudência, o desrespeito às leis de trânsito e, conseqüentemente, o número de acidentes e mortes.

Um estudo do Ministério da Saúde feito em 2008, mostra que, em 16 anos, o número de mortes entre motociclistas aumentou mais de vinte vezes. Em 1990, os casos de acidentes se restringiam a baixos índices. Hoje, nossos indicadores apontam para 7.000 acidentes. As vítimas possuíam principalmente entre 20 e 29 anos e residiam em municípios com menos de 100 mil habitantes nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
    Realmente, as mortes dos motociclistas estão, agora, em parâmetros inadequados e descomunais. Como fazer para tentarmos diminuir o número de mortes entre eles? Para acharmos a solução, é claro, devemos lembrar que, para adquirirmos uma moto, hoje em dia, é muito fácil. Teria de haver um sistema mais rigoroso de educação no trânsito para motociclistas. Além disso há uma polêmica que se refere a circulação de motos entre veículos. Um projeto de lei quer proibir os motociclistas de trafegar com suas motos no corredor formado entre carros, ônibus e caminhões. Segundo esse projeto, a motocicleta teria de manter uma distância lateral de um metro e meio dos veículos. Afinal, as maneiras para prevenir um acidente de motocicletas são as mesmas para um outro automóvel: respeitar a sinalização e sempre estar atento.